Família Barcarollo
 Página de Genealogia

Giovanni Barcarolo e Amália Maria Donazzolo

As primeiras informações sobre Giovanni foram obtidas em sites de pesquisa na internet e tambem das certidões de seus filhos.
Nasceu na Itália, em princípio no ano de 1872, filho de Andrea Barcarolo e de Anna Agostini. Já no Brasil, casou-se com Amália Maria Donazzolo em 18/04/1894. Dois de seus filhos mais velhos nasceram em Alfredo Chaves (Veranópolis-RS). Filhos, conforme informado por descendentes: Otilia, José, Luiza, Amadeo, Augusto, Inocêncio, João, Fiorindo, Camilo e Andre. Pelos formulários de cadastro recebidos, verifica-se que seus descendentes concentram-se no Oeste Catarinense (Chapecó, Xanxerê, Xaxim, Quilombo) e norte do Rio Grande do Sul (São Valentim, Erval Grande, Erechim).

Informações sobre a imigração
Em 06/2018 foi identificado como ocorreu a chegada do Giovanni ao Brasil. Estas informações foram repassadas por Aloízio Costa, de Curitiba (PR). Aloízio é descendente de Antonio Maragno e de Anna Agostini, mãe do Giovanni.
Giovanni Barcarollo, filho de Andrea Barcarolo e Anna Agostini, veio para o Brasil com 16 anos, acompanhando sua mãe Anna Agostini, seu padrasto Antonio Maragno e seus irmãos Angela (7 anos) e Girolamo (5 anos), filhos de Antonio e Anna. Partiram do porto de Gênova, na Itália, a bordo do navio Solferino. Chegaram ao Brasil no dia 19/12/1988, pelo porto do Rio de Janeiro.
Inicialmente ficaram hospedados na Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores, conforme registrado na folha 94v do Livro 33. Tanto na lista de passageiros do navio Solferino, como no livro da Hospedaria, o nome do Giovanni está listado/incluído na família do imigrante "Maragno, Antonio".
Ao chegar ao Rio Grande do Sul, a família estabeleceu-se na Colônia Alfredo Chaves em 08/02/1889, na 3ª Seção, 2ª Série Oeste, lote 112. Informações sobre a família de Antonio Maragno e Anna Agostini estão resgistradas no livro "Alfredo Chaves e seus imigrantes. Registros de 1888 a 1892", da EST Edições.

Dados do casamento de Giovanni Barcarolo e Amália Maria Donazzolo
Local: Colônia Alfredo Chaves, no segundo distrito da Lagoa Vermelha (RS);
Número do registro: 101;
Data: 18/04/1894;
Idade Giovanni: 22 anos, nascido em Vicenza - Itália;
Idade Amália Maria: 17 anos, nascida em Vicenza - Itália
Documento probatório: Certidão de Casamento de Giovanne e Amália Maria.